Pagina 17
1 paragrafo=
“Os livros de historia contam que a dança foi uma das primeiras manifestações do homem. Assim, antes de usar a palavra para comunicar-se, ele já se expressava corporalmente. Sendo a dança tanto movimento codificado como livre, é facil concordar com essa afirmação, uma vez que o corpo fala por meio de movimentos. Mesmo, através dos milênios, com a primazia da palavra sobre o gesto corporal, qualquer um com senso de observação mais apurado percebe que o corpo complementa as mensagens verbais através da sua comunicação não-verbal."
2 paragrafo= "Os primeiros registros de atividade dançante datam do Paleolítico Superior. São pinturas e desenhos deixados nas paredes e nos tetos das cavernas habitadas pelo homem naquele período. Como se trata de imagens estáticas do corpo humano, não é possível saber como eram essas danças. Especula-se que a ideia na época era imitar a natureza. Assim, dançava-se ao redor da fogueira (fonte de luz e calor)para pedir que o sol brilhasse, jogava-se água sobre as jovens para torná-las fecundas, assim como se jogava água no solo para que ficasse fértil. "
3 paragrafo= "Os primeiros registros escritos de dança de que se tem conhecimento datam da época da Renascença, quando surge a figura do maître de dança. Aos mestres cabia, além de ensinar danças de salão e de espetáculo, ditarem as regras de etiqueta e comportamento, tudo devidamente registrado em manuais."
4 paragrafo= "A dança é uma arte efêmera, isto é, no mesmo momento em que ela se realiza, ela se desfaz, só ficando presente na memoria de quem teve a oportunidade de presencia-la. A dança é diferente das artes visuais tradicionais que, uma vez feitas, imortalizadas e preservadas nos museus. Por essa razão, é importante que se investigue e registre a dança e seu contexto."
Pagina 18
1 Parágrafo= "Sendo assim, as produções mais antigas da dança não são passiveis de reconstrução exata, uma vez que, antigamente, na havia a preocupação em mantê-las vivas para a posteridade. A tradição da transmissão dos conhecimentos da dança sempre foi e ainda é muito pratica, e encontra seu principal foco no fazer."
2 Parágrafo= "Hoje em dia dispomos de mais recursos para a preservação da memoria da dança, assim como de maior consciência para a sua reconstrução posterior na manutenção do acervo histórico da nossa cultua artística do movimento humano. Há varias maneiras de construir uma dança. A forma mais antiga acontece a partir da memoria dos bailarinos, transmitida de geração para geração. Entretanto, esses profissionais perdem detalhes e tendem a incorporar seus próprios estilos ao movimento. O problema aumenta quando os bailarinos recebem as informações de pessoas que não participaram do processo coreográfico original. Atualmente também existe o registro audiovisual, que provê um acesso instantâneo e muito valioso para a dança. A imagem audiovisual é, entretanto, bidimensional, perde clareza e visibilidade, não indica todas as ações do espaço cênico simultaneamente. A videocâmera requer luz especial e um cuidado extra na orientação da lente Programas, figurinos originais, notação musical, entrevistas jornalisticas, desenho de luz, detalhes da produção, entre outras possibilidades, são fonte de pesquisa para uma reconstrução bem feita. Essas são algumas razoes por que todos os tipos de documentos e registros são necessários par a dança, inclusive o desenvolvimento de seus sistemas de notações específicos"
3 Parágrafo= "... notações são registros escritos que se propõem a perpetuar os movimentos em seus detalhes, assim como a pauta e os sinais musicais registram a musica. São métodos para anotar para o movimento humano meticulosamente, da impressão geral à sutileza da mudança. As notações foram e vêm se especializando em descrever o movimento qualitativamente e quantitativamente, dissecando-o em elementos que formam o alfabeto corporal."
Pagina 19
1 Paragrafo= " A notação da dança está para a dança assim como a notação musical está para a música e a palavra escrita está para o drama. Na dança, a notação é a tradução do movimento em quatro dimensões (sendo o tempo a quarta dimensão), em sinais escritos no papel bidimensional. Uma quinta "dimensão/' seria a dinâmica (ou a qualidade, a textura e o frasear do movimento)_ que deve também ser considerada uma parte integral da notação, embora a maioria dos sistemas não o apresente."
Nenhum comentário:
Postar um comentário